A importância de saber quem são seus melhores talentos e porque valoriza-los?

x6

7 novembro 2016 Marcelo Gualberto Leave a comment Artigos, Página Principal

 Por que Valorizar os seus colaboradores influência o desempenho organizacional?

  Saber quem agrega valor dentro da sua organização é um dos grandes diferenciais de empresas bem sucedidas, uma vez que ao identifica-los a empresa pode fazer com que os mesmos aumentem sua produtividade e consequentemente da organização.

       Mas não somente isto é importante, valorizar o indivíduo e suas capacidades, fazem com que o mesmo trabalhe com maior satisfação e de alguma maneira influencie seus colegas e todos ao seu redor, possibilitando inclusive uma mudança no clima organizacional.

Para identificar uma pessoa talentosa de primeira instância é simples, basta ver que a mesma entrega resultados e apresenta uma performance acima da média de seu grupo. Aumentando por exemplo o resultado geral, mas por sua capacidade e esforço individual.

Como a teoria de Maslow pode fazer com que as empresas entendam a real necessidade de seus colaboradores?

Maslow (1908), ao discorrer sobre a teoria das necessidades humanas, fala sobre a necessidade de reconhecimento e o quanto é importante para o desempenho dos indivíduos de uma maneira geral, serem reconhecidos e a partir deste feedback obterem a possibilidade de aprimorar seus resultados e sua performance.

Sendo assim, identificar quem são seus talentos pode ser de grande diferencial, visto que uma das principais funções da administração de pessoal atualmente é valorizar seus funcionários, afim de incentivar seu crescimento tanto individual tanto para benefício da própria empresa, considerando por exemplo as escolas corporativas que estão surgindo em grande escala no cenário atual.

Mas como saber quem são os talentos? Qual a melhor maneira de identifica-los? Uma sugestão para poder desvendar de fato quem são seus melhores funcionários, é fazer uma avaliação de desempenho

Os benefícios da Avaliação de Desempenho relacionado a curva forçada

Ao implementar o processo de avaliação de desempenho dentro da sua empresa, a partir da resposta de simples questionários e métodos integrados, como a curva forçada ou o método de Jack Welch (saiba mais sobre este e outros métodos aqui), o gestor de RH pode por exemplo ter um completo feedback da performance de cada funcionário, seu desempenho, metas realizadas em relação a esperadas e tudo mais.

Considerando é claro que ao optar por fazer uma avaliação de desempenho, é necessário criar alguns critérios para que que assim, seus objetivos sejam alcançados e de alguma maneira os esforços organizacionais no geral sejam recompensados.

Esses critérios, dependem de como a organização funciona e o que ela espera dos seus funcionários, podendo ser relacionado a metas, competências, produtividade, desempenho em relação a metas esperadas, dentre outros fatores.

Portanto, saber quem são seus melhores talentos não somente é importante, pra poder criar estratégias como plano de carreiras, metas e desenvolvimento, mas por inúmeros motivos e principalmente por entender que o capital humano e os benefícios de valoriza-lo são maiores do que qualquer outro capital que a empresa possa vir a investir.

 

Tags: , , ,

Like this article? there’s more where that came from.

Deixe uma resposta